Top cinco jogos de terror para medrosos

Top 5 jogos de terror para medrosos

Com o Halloween cada vez mais próximo, os temas relacionados a terror, monstros e fantasmas ganham cada vez mais evidência no ambiente online. E apesar desta data comemorativa não fazer parte do nosso calendário oficial de feriados, muita gente por aqui gosta da temática, que mescla doces com travessuras recheados de bons sustos. Porém, existem muitas pessoas que, assim como eu, não conseguem sequer olhar uma gameplay de jogo de terror que logo começam a suar frio e sentem o coração palpitar mais forte. Então, se você também faz parte desse grupo de medrosos, mas mesmo assim gostaria de entrar no clima de Halloween durante a sua jogatina, nossa lista de hoje pode ser exatamente o que você precisa nesse momento!

Mas antes de começar, é importante destacar os dois requisitos utilizados para a elaboração dessa lista.

1 – São jogos com ambientação mais sombrias e possuem uma história com foco principal no sobrenatural.

2 – O principal objetivo do jogo é transmitir a sua história/narrativa e não fazer com que o jogador leve sustos.

Com tudo definido e explicado, vamos para o nosso TOP 5 jogos de terror para medrosos!

H2: Dying Light

Imagine um jogo com uma movimentação fluida, remetendo ao bom e velho parkour, com sistema de melhorias por crafting e inimigos que se adaptam dependendo de sua gameplay. Interessante, não? Desenvolvido pela TechLand, e lançado oficialmente em 2015, Dying Light é um game de ação em mundo aberto em primeira pessoa.  O game conta com uma cidade repleta de zumbis e o jogador terá que explorar a mesma atrás de recursos para fazer upgrades em suas armas e melhorias para o próprio personagem. 

Dying Light seguirá recibiendo nuevo contenido descargable

Em Dying Light, o dia e a noite podem representar muito mais do que apenas uma transição solar. Durante o dia, não há grandes ameaças e o jogador tem uma vida tranquila saltando e matando zumbis lentos e burros. Mas a noite, a situação se inverte, pois é nesse período em que os zumbis se tornam mais ativos e que aparecem criaturas misteriosas chamadas de “hunters”, ou caçadores em tradução livre, que irão perseguir o protagonista até devora-lo. Conforme mencionamos anteriormente, apesar de Dying Light não ser exatamente um jogo de terror, devido as perseguições a noite destas criaturas, locais escuros de exploração e atmosfera sombria, é uma ótima adição na sua biblioteca virtual para o Halloween.

Dead Island

Para muitos, tirar férias em uma ilha paradisíaca com hotel, piscina e todos os tipos de comodidades após um ano estressante de trabalho, seria o paraíso, não é mesmo? Mas definitivamente, para quem escolheu a ilha ficcional de Banoi, na costa da Nova Guiné, não foi bem assim. Pois tudo o que os turistas deste local encontraram foi morte, zumbis e muita carnificina.

Dead Island Definitive Edition on Steam

Desenvolvido pela Techland e publicado pela DeepSilver em 2011, Dead Island coloca o jogador na pele de um dos quatro protagonistas (recomendamos fortemente que jogue com um ou mais amigos em multiplayer) que tem basicamente três missões como objetivos: entender por que aquele lindo hotel e suas dependências se tornaram o inferno na Terra, sobreviver e escapar dali. Com um sistema de combate simples, porém muito bem elaborado, e com gráficos muito bonitos para a época de seu lançamento, esse jogo entra em nossa lista devido as hordas de zumbis sedentos por sangue e por pequenos sustos em cômodos fechados do complexo hoteleiro. Excelente game para quem não tem um computador muito bom e que deseja se divertir com até mais três amigos nesse dia das bruxas.

Alan Wake’s American Nightmare

Desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela Microsoft Game em 2010, Alan Wake é o jogo de nossa lista que mais se aproxima de um jogo de terror psicológico, logo, recomendamos aos nossos leitores que vejam algumas gameplays por aí antes de se arriscarem. Se acharem que o jogo causa um nível de estresse/medo suportável, vão fundo! 

Comprar Alan Wake:The Writer - Microsoft Store pt-BR

Mesmo com essa alerta, seria uma afronta deixar passar um clássico como este nessa lista. O game se baseia na narrativa vivida pelo próprio Alan Wake, um escritor de best seller fictício que não está mais conseguindo produzir suas obras primas da literatura como antigamente. Não iremos dar muito spoiler por aqui, pois o foco principal do jogo está exatamente na história vivida pelo protagonista. Mas o que podemos adiantar é que se trata de um belíssimo jogo que conta com ciclos de dia e noite, longos diálogos com NPCs da cidade e uma lore extensa distribuída por arquivos encontrados pelo game.
Se tudo isso já não bastasse, a pressão psicológica das criaturas das sombras e o suspense de ser pego no escuro, garantem ao game o título de jogo mais assustador da nossa lista.

Bioshock

Imagine um mundo aonde apenas a ciência e o avanço tecnológico dita a direção de uma civilização inteira, em que os governantes no poder são os melhores cientistas de suas respectivas áreas e onde a ética e a moral são deixadas de lado em prol do desenvolvimento contínuo da espécie humana. Para muitos, isso soa como a composição da sociedade perfeita. Mas a tecnocracia vivenciada nos jogos 1 e 2 da franquia, tornaram uma próspera cidade em um inferno submarino. 

BioShock: The Collection

Desenvolvido pela 2k Boston e publicado pela 2k Games, Bioshock é um dos games mais conhecidos da nossa lista devido a sua história única, que envolve dilemas morais, criaturas horrendas com poderes sobrenaturais, pequenas garotinhas bizarras (Little sisters) e seus guardiões de metal assustadores (Big daddies).

Apesar de ser um game de tiro em primeira pessoa, gênero já muito explorado pela indústria, Bioshock foi um título à frente de sua época, graças a sua história diferenciada, atmosfera envolvente e sombria, além de criaturas assustadoras nunca antes vistas.

Para uma maior imersão, recomendamos que joguem em ordem o primeiro e segundo jogo, já que os mesmos são complementares. O terceiro game da franquia não se encaixa em nossa lista, já que sua história é completamente oposta dos seus antecessores e não conta com a mesma atmosfera sombria.

Left 4 Dead

Desenvolvido pela Valve Corporation, este game talvez seja o grande responsável por disseminar a onda de jogos de zumbis no início dos anos 2010 até o meio da década, devido ao seu sucesso absoluto e suas notas altíssimas em sites especializados da área.

Left 4 Dead – Wikipédia, a enciclopédia livre

Aqui o jogador deve assumir o controle de um dos quatro sobreviventes de um apocalipse zumbi, e deverá passar através de fases repletas de infectados. Tirando alguns pequenos sustos com zumbis localizados em trechos mais escuros e infectados especiais que ficam chorando pela fase, L4D é só diversão e tiroteio, além de ser uma ótima maneira de desestressar das suas tarefas do dia a dia. E vale dizer que o game conta com uma sequência, Left 4 Dead 2, que segue basicamente a mesma fórmula do primeiro game e ainda melhora alguns aspectos.

Espero que tenham gostado de nosso TOP 5 jogos de terror para medrosos, e conte nos comentários quais são os seus jogos de terror favoritos!