Twitter recomeça verificação de perfis com novos critérios

Com o flagelo das fake news a tomarem cada vez mais conta da internet, influenciando não só usuários e comunidades inteiras como mesmo resultados de eleições, as principais plataformas digitais têm vindo a procurar formas de combater esse problema. É o caso do Twitter e do seu processo de verificação de contas, fundamental para garantir a segurança dos seus usuários, mas também para lhe conferir credibilidade.

A popularidade imensa do Twitter em todo o mundo, uma rede social de microblogging, levou a empresa a melhorar o seu processo de verificação de perfis, anunciando inclusive novos critérios e outras funcionalidades nesse processo. O objetivo final é auxiliar os seus usuários a obterem o selo azul que garante a verificação do seu próprio perfil, que permite destacar-se por entre a multidão.

Isso não quer dizer que deva descurar todas as outras questões relacionadas com a sua segurança e privacidade online. Os perigos na internet relativamente a estas questões continuam bastante pertinentes e deve sempre navegar com uma atitude responsável, sensata e inteligente. Existem cada vez mais ferramentas digitais para garantir a sua segurança online, como é o caso das VPN. Estas redes privadas virtuais, que proliferam atualmente na rede, garantem total privacidade aos usuários e segurança na troca de dados e informação. VPN como a Cyberghost, que disponibilizam um período de testes gratuito, sabem isso como ninguém, estando ao seu dispor para lhe garantir a melhor experiência online do ponto de vista do usuário.

NOVO PROCESSO E NOVOS CRITÉRIOS IMPLEMENTADOS PELO TWITTER

O Twitter anunciou publicamente que vai retomar o seu processo de verificação de contas, algo que estava suspenso desde o ano de 2017 e que vinha a levantar cada vez mais críticas junto do público em geral. Além disso, anunciou também critérios mais claros, já que estes não o eram muito anteriormente, podendo levantar algumas dúvidas e questões técnicas e legais.

Uma das grandes novidades é que agora a rede social tem seis categorias, nas quais se poderá incluir a sua conta. São elas Entidades Governamentais, Empresas, Marcas ou Organização, Jornalistas e Imprensa, Ativistas, organizadores ou influencers, Grupos de Entretenimento e seus Integrantes e Atletas, Profissionais de e-gamming ou Entidades Desportivas. Além de se inscreverem numa destas categorias, os perfis para receberem o selo azul do Twitter devem ainda ser originais, sem conteúdo copiado, personalidade e, claro, credibilidade.

Finalmente, mas não menos importante, os perfis de Twitter devem ainda disponibizar o nome completo, foto atualizada, endereço de correio eletrónico ou número de telefone, não estar inativo há mais de seis meses e ter aceite as regras mais recentes da plataforma. Se o usuário quebrar alguma destas regras, o Twitter salvaguarda-se da possibilidade de anular ou afetar essa requisição.

TUITE PARA OS OUTROS O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE TUITASSEM PARA VOCÊ

O Twitter anunciou a máxima da sua equipe que, no fundo, deveria ser o guia geral para qualquer pessoa que surfe na web: tuíte para os outros o que você gostaria que tuitassem para você. Ou, por outras palavras, não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a você. Nunca a sabedoria popular foi tão certeira no mundo online.

O Twitter demonstra assim a sua dedicação em garantir uma rede social cada vez mais segura e credível. Além deste novo processo de verificação, a empresa garantiu ainda que todo este processo será efetuado de forma manual, pelos seus colaboradores, deixando de fora qualquer processo de inteligência artificial, que pode levar a erros de automação. Para isso, aumentou a sua equipe de colaboradores, se bem que não precisou o número.

Qualquer utilizador já tem ao seu dispor o respetivo formulário de solicitação para o selo azul da plataforma, que está disponível na aba de configurações da plataforma. Para isso, baixa estar registrado na rede social. Anuncia o Twitter que a sua resposta a estas solicitações pode durar até algumas semanas, dependente do número de pedidos pendentes. Caso não fique satisfeito com a resposta, poderá solicitar nova verificação dentro de 30 dias. Pendente fica ainda o intuito do Twitter em incluir novas categorias, como Cientistas, Académicos ou Líderes Religiosos.
O Twitter é uma das redes sociais mais populares da atualidade, que foi fundada em 2006 pela mão de quatro engenheiros informáticos estadunidenses: Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. É uma plataforma de microblogging, que permite aos seus usuários partilharem mensagens de texto até 280 caracteres – os populares tuites. É totalmente gratuito, disponibiliza ainda uma série de funcionalidades para interação com outros usuários e, atualmente, a plataforma conta com mais de 335 milhões usuários ativos, o que é um número absolutamente impressionante.