Agência do Trabalho oferece 459 vagas de emprego em 18 cidades de Pernambuco

O estado de Pernambuco é uma das regiões do Brasil com maior índice de desemprego, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Agência do Trabalho está oferecendo 459 vagas de emprego em 18 cidades de Pernambuco, sendo 22 destas para pessoas com deficiência. Confira!

Vagas de emprego em Pernambuco

A Agência do Trabalho de Pernambuco está com mais de 400 vagas de emprego em 18 cidades do estado disponíveis para diferentes áreas e níveis de escolaridade e experiência.

Algumas das oportunidades são: Ajudante de Carga e Descarga de Mercadorias, Funileiro Montador, Trabalhador Rural, Eletricista, Vendedor, Auxiliar Administrativo, entre outras.

Os interessados em participar dos processos seletivos devem comparecer presencialmente a uma das unidades da Agência do Trabalho. O agendamento do atendimento deve ser realizada pela internet para as cidades de Recife, Vitória de Santo Antão e Salgueiro.

O horário de atendimento das Agências do Trabalho é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para visualizar o endereço das unidades, acesse o site da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

Desocupação no Brasil

Segundo o IBGE, no fim de 2022 o Brasil registrou 8,6 milhões de desempregados (desocupados). Os dados são obtidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Através da pesquisa é possível saber quantos desempregados há no Brasil. No fim de 2022, a região do Nordeste era a que apresentava a maior taxa de desocupação, seguida do Norte e Sudeste do país.

Desde 2012 o IBGE usa os termos ocupação, desocupação e desalento para se referir aos empregos e desempregos no Brasil.

  • Desalento: pessoas interessadas em trabalhar, porém que desistiram de procurar uma vaga de emprego, como jovens e idosos, por exemplo;
  • Ocupação: a diferença entre este termo e o emprego é que o último se refere apenas aos vínculos de trabalho CLT, já a ocupação considera qualquer tipo de atividade trabalhista;
  • Desocupação: se refere a uma pessoa que não exerce nenhum tipo de atividade remunerada. 

Imagem: Freepik / freepik.com