Viu algo sobre violência em escolas no WhatsApp? Saiba 3 formas para denunciar
Desde o massacre ocorrido em uma unidade escolar em Blumenau, Santa Catarina, circulam ameaças e incitações à violência em escolas no WhatsApp e em outras redes sociais. Esse conteúdo tem gerado pânico em estudantes, professores, pais e responsáveis.
Segunda-feira (10), Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça e Segurança Pública, exigiu que as plataformas criem canais para denúncias sobre conteúdos que façam apologia à violência em escolas. Além disso, o governo pede que as redes sociais tenham monitoramento constante dos conteúdos.
O ministro se reuniu na segunda-feira com representantes do WhatsApp, Google, Twitter, TikTok, Kwai e YouTube para debater ações estratégicas de prevenção à violência em escolas. Até agora, mais de 500 perfis foram identificados, todos com publicações de conteúdos violentos.
Como denunciar ameaças e incitação à violência em escolas no WhatsApp
Caso você esteja conversando com alguém ou esteja em um grupo do WhatsApp onde identifique que um usuário está fazendo incitação à violência em escolas ou fazendo ameaças, saiba que você pode e deve denunciar o perfil dentro do próprio aplicativo.
Como denunciar mensagens?
- Selecione a mensagem que deseja denunciar;
- Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
- Clique na opção “Denunciar”;
- Em seguida, aparecerá na sua tela que a mensagem será encaminhada para o WhatsApp e o contato não será notificado sobre a denúncia;
- Para finalizar, clique em “Denunciar”.
Como denunciar contatos?
- Abra a conversa com o perfil suspeito;
- Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela, e em seguida em “Denunciar”;
- Aparecerá a mensagem para confirmação da denúncia, clique em “Denunciar” e, caso deseje, selecione a opção “Bloquear contato”.
Como denunciar grupos?
- Abra a conversa do grupo que deseja denunciar;
- Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela, e em seguida em “Denunciar grupo”;
- Confirme a denúncia clicando em “Denunciar”.
Após realizar a denúncia de mensagens de violência em escolas no WhatsApp, a plataforma terá acesso às últimas 5 mensagens enviadas a você pelo grupo ou o contato denunciado.
Imagem: Freepik / freepik.com