Cidade do Ceará é a que mais perde população no Brasil
De acordo com o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Catarina, no estado do Ceará, é o que mais perdeu habitantes no país. Em comparação com o ano de 2010, houve uma redução de quase 50%. Por isso, a prefeitura da cidade pode receber menos recursos. Saiba mais detalhes.
Município do Ceará é o que mais perdeu habitantes desde o último Censo
Segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Catarina sofreu uma redução populacional de 45,25% em relação ao ano de 2010, sendo, portanto, o município brasileiro que mais perdeu habitantes no período. A cidade fica a 394 quilômetros de Fortaleza.
No entanto, mesmo tendo a maior queda populacional do Brasil, Catarina não registrou a maior diminuição do estado do Ceará, título que ficou com Fortaleza em números absolutos. Em 12 anos, a capital perdeu 31.034 habitantes, mas, ainda assim, tornou-se a 4ª cidade mais populosa do Brasil.
Vale ressaltar que essas variações populacionais são sempre acompanhadas com atenção pelas prefeituras, uma vez que a redução de habitantes pode também diminuir a quantidade de recursos recebidos. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) leva em conta a população das cidades.
Nesse sentido, de acordo com a Prefeitura de Catarina, o acompanhamento das variações será realizado pela Associação dos Municípios do estado do Ceará. Segundo um funcionário da administração da cidade, não foi constatada uma redução de demanda nos serviços que são prestados pela prefeitura.
“O nosso presidente, Júlio Castro, vai conversar com os gestores, analisar esses dados, apresentar os dados para saber se eles realmente condizem com a realidade dos seus municípios, e vamos aqui analisar a parte legal para contestar”, explica o advogado Lincoln Diniz, do departamento jurídico da Associação.
Imagem: Reprodução/Freepik