Ceará e Fortaleza buscam a CBF para ter reconhecimento de títulos nacionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agendou uma reunião com a Federação Cearense de Futebol (FCF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para discutir o reconhecimento das conquistas da Taça Norte-Nordeste como sendo nacionais. Ceará, Fortaleza e Sport foram vencedores da competição.

Saiba mais detalhes a respeito do pedido feito pelos times nordestinos à CBF.

Ceará e Fortaleza tentam reconhecimento de títulos nacionais

Está agendada para a próxima segunda-feira (19) uma reunião entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Cearense de Futebol (FCF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O objetivo será discutir se as conquistas da Taça Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 são consideradas nacionais.

Caso o pedido dos clubes seja homologado pela entidade, o Sport em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970 passarão a ser campeões brasileiros das três únicas edições da competição. A expectativa é que, depois da reunião, um dossiê, chamado de Carta de Recife, seja enviado para a CBF.

Vale destacar que a Taça Norte-Nordeste foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antiga CBF, como uma das etapas na definição do campeão brasileiro. Além deste torneio, essa disputa também envolvia os campeões da Taça Brasil, da Taça Centro-Sul e da Taça Roberto Gomes Pedrosa.

Dessa forma, havia um chaveamento entre as quatro equipes vencedoras para definir o campeão brasileiro daquele ano, definindo também o clube que ficaria com a vaga para a Libertadores. Naquela ocasião, por problemas logísticos, não houve uma final nas edições de Sport, Ceará e Fortaleza.

Lembrando que, em 2010, a entidade reconheceu o valor nacional da Taça Brasil e da Taça Roberto Gomes Pedrosa, beneficiando diversos clubes brasileiros. No entanto, o mesmo não aconteceu com as Taças Centro-Sul e Norte-Nordeste. Assim, os times nordestinos estão na busca desse reconhecimento.

Imagem: Reprodução/SVM