Ceará possui diversas cidades em alerta de risco de queimadas nos próximos meses
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu um alerta para 18 cidades do estado do Ceará por causa do risco de queimadas nos próximos três meses (outubro, novembro e dezembro). Boa Viagem, Catunda, Coreaú, Crato, Graça, Granja, Hidrolândia são alguns desses municípios. Saiba mais detalhes a respeito do alerta no estado.
Instituição emitiu alerta para cidades cearenses por conta de queimadas
A previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais leva em conta atividades humanas, como a tendência de focos de calor, mas também as condições naturais, como as chuvas abaixo da média, uma situação bastante observada até aqui no segundo semestre deste ano.
Na classificação mais alta de risco de queimadas previstas para os próximos três meses do ano, estão as cidades de Boa Viagem, Catunda, Coreaú, Crato, Graça, Granja, Hidrolândia, Ipaporanga, Ipu, Iracema, Mauriti, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Quixeramobim, Salitre, Santana do Cariri, além de Tamboril.
No entanto, de acordo com Ana de Freitas, que trabalha como pesquisadora do Centro, “isso não significa que toda a área vai queimar e sim que é a soma das áreas dos municípios que estão sob o risco previsto. Logo, tem-se mais ou menos área para monitorar, priorizando aquelas que estão com alerta mais alto”.
Além disso, segunda Ana, que também é mestre em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas deste período são causadas por causa da menor quantidade de chuvas e das temperaturas mais altas, fazendo com que qualquer fogo gere um incêndio expressivo.
“Numa condição diferente do ano, se alguém passa na estrada e joga um cigarro aceso, por exemplo, a vegetação está úmida, a temperatura baixa e esse fogo não vai se alastrar a ponto de ser detectado pelos sensores”, reforça. Por fim, Ana ressalta que a Caatinga acaba sendo mais afetada por essas queimadas.
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros