Grande empresa de Pernambuco demite mais de 300 funcionárias
Segundo o Sindicato das Costureiras de Pernambuco (SindCostura), uma empresa de Recife demitiu mais de 300 costureiras e deu férias para mais 100 funcionárias. De acordo com a presidenta da empresa, a crise da Marisa e outras lojas tem afetado diretamente o sindicato.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED) do Ministério do Trabalho, em março o Pernambuco foi campeão no número de demissões em todo o Brasil.
Demissões em Pernambuco
Várias empresas varejistas de Pernambuco demitiram costureiras e colocaram outras de férias. Na zona oeste do Recife, no bairro Campo Grande, mais de 300 funcionárias foram demitidas.
Segundo a presidenta do Sindicato das Costureiras de Pernambuco (SindCostura), a crise na Marisa e outras empresas tem afetado diretamente as fornecedoras, as costureiras e o próprio órgão.
Na empresa Babilônia Confecções, além do desligamento de aglumas costureiras, também ocorreu o corte no transporte das funcionárias que permaneceram. Assim, após as demissões em Pernambuco, a empresa não oferece mais ônibus para pessoas de outras cidades.
De acordo com o SindCostura, as demissões estão sendo acompanhadas de perto e um acordo coletivo foi organizado junto com as empresas. Além disso, a presidenta afirma que os funcionários demitidos estão tendo seus direitos atendidos, tendo o recebimento do Fundo de Garantia e Seguro Desemprego, por exemplo.
Demissões no Brasil
Em março de 2023, Pernambuco foi líder em demissões no Brasil. De acordo com o CAGED do Ministério do Trabalho, foram 5.266 postos de trabalho que deixaram de existir.
No primeiro trimestre do ano a taxa média de desemprego no Brasil aumentou 8,8%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)
A taxa média de desemprego ficou abaixo das expectativas de mercado que esperavam a alta de 9%. Comparando ao mesmo período de 2022, o número de desempregados aumentou 10%.
Imagem: Reprodução / Agência Brasil