Vale perde licença para operar mina no Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará suspendeu a licença da Vale para operar uma mina da região. Segundo a pasta, a suspensão aconteceu por causa do descumprimento de condicionantes ambientais. Neste momento, a ideia da mineradora é reestabelecer a vigência da licença.

Saiba mais detalhes a respeito dos motivos para a suspensão anunciada pelo governo estadual e veja o que diz a nota divulgada pela companhia.

Governo do Pará suspende licença da Vale para operar mina

A licença que permitia que a Vale operasse a Mina do Sossego foi suspensa pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. Segundo a pasta, “a suspensão do licenciamento ambiental ocorre por conta do descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei”.

A área de extração mineral fica localizada na cidade de Canaã dos Carajás, no sudoeste do estado. Em relação à suspensão, a Vale Metais Básicos, setor que atuaria na área, afirmou que tomará todas as medidas necessárias para que a vigência da licença de operação seja totalmente reestabelecida.

Em nota, a companhia informou que envia, de forma periódica, aos órgãos ambientais do estado os relatórios de todos os programas sociais executados na região. Já a pasta reforçou que espera que medidas sejam tomadas pela empresa para diminuir os danos ambientais provocados na operação.

Nesse sentido, de acordo com a nota, o Governo do Pará “aguarda o ajustamento das medidas de controle das atividades, com foco na diminuição dos danos ambientais e ajustamento das medidas de controle de adequação da atividade”.

Por fim, o comunicado divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente informou ainda que a “suspensão deve seguir vigente até que a Semas avalie o cumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento e que as medidas de controle de adequação sejam atendidas”.

Imagem: Reprodução/Reuters