Número de incêndios no Pará tem aumento considerável em 2023; veja dados
Segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros do estado do Pará, cresceu significativamente o número de incêndios registrados pela corporação em 2023. Entre as causas do aumento, estão o aumento das temperaturas e as mudanças do clima. Apesar disso, a alta ainda se encontra controlada.
Saiba mais detalhes sobre os dados.
Cresce a quantidade de incêndios registrados pelos bombeiros no estado do Pará
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, foram registrados 4.809 casos de incêndio no território cearense. No mesmo período do ano passado, foram 3.728 ocorrências recebidas, o que significa que, em 2023, houve um aumento significativo de 29%.
Apesar do crescimento, o volume maior de casos ainda está controlado no estado. Já em relação às causas do aumento, as temperaturas mais elevadas e as mudanças climáticas são apontadas como as principais.
“Um fator que nos chama a atenção é o aumento da temperatura. Essas mudanças climatológicas são fatores também que têm esse condão para o maior aumento da escala de incêndios, até porque o maior registro deles está relacionado aos incêndios florestais”, disse Israel Souza, major e perito em incêndios.
Cuidado com a parte elétrica é essencial para prevenir os incêndios
De acordo com o major, problemas na parte elétrica são causas comuns, principalmente na área urbana das cidades do Pará. “Se a rede não foi previamente preparada para isso, ela pode ter sobrecarga”.
Além disso, o perito também recomenda não utilizar diversos equipamentos eletrônicos em uma mesma tomada e não dormir com o celular carregando ao lado. Quanto aos carregadores, Israel afirma que muitos deles são comprados no mercado paralelo e, portanto, não há nenhuma garantia da qualidade.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/O Liberal