O que é um software antivírus e como ele funciona?

Se você é novo no mundo da computação e está começando a acessar a internet com mais frequência, então é provável que tenha ouvido falar dos famosos antivírus. O problema é entender como essas ferramentas funcionam e porque é importante utilizá-las.

Os antivírus são ferramentas digitais muito importantes, e nós vamos te ajudar a entender como essas ferramentas funcionam e quais são os principais antivírus da atualidade

O que é um antivírus?

Antivírus é o nome dado aos programas que são desenvolvidos para interromper o funcionamento de vírus e programas não autorizados em um computador.

Os vírus de computador são programas maliciosos, geralmente desenvolvidos por pessoas mal-intencionadas. Esses vírus servem para roubar dados, danificar o aparelho, interromper o funcionamento de outros e até para conceder acesso não autorizado para os hackers.

Como funciona o antivírus?

Assim que é ativado o software começa a verificar os seus programas e seus arquivos em busca de agentes maliciosos. Além do que já está armazenado, o antivírus faz varreduras constantes em busca de novas ameaças, pois novos vírus são criados constantemente. 

Geralmente são usados três diferentes dispositivos para a detecção do vírus:

  • Detecção específica – que vai identificar um malware já conhecido.
  • Detecção Genérica – que vai sair em busca de tipos conhecidos e de códigos comuns que servem de base para a maior parte dos vírus
  • Detecção Heurística – que busca estruturas suspeitas em arquivos e identifica a existência de agentes desconhecidos.

Assim que encontra algum vírus ou detecta alguma ameaça, o programa coloca aquele malware em uma quarentena e marca sua exclusão. Dessa forma ele fica completamente inacessível e não há riscos para a máquina. 

Quais são os tipos de antivírus?

Basicamente existem três tipos de antivírus que são utilizados pelas pessoas hoje. Cada tipo de antivírus é capaz de proteger o computador de uma forma específica. Esses três tipos são:

  • Descontaminadores: Os antivírus descontaminadores servem para eliminar os vírus que já se instalaram em seu computador. Esses antivirus reúnem e destroem qualquer vírus que esteja no computador;
  • Preventivos: Os antivírus preventivos são aqueles que impedem que os vírus se instalem no computador. Eles geralmente identificam qualquer ameaça antes mesmo dela se instalar;
  • Identificadores: Esses antivírus são desenvolvidos para identificar programas maliciosos que podem ter vírus ou que possam se tornar um vírus com o passar do tempo.

Geralmente, os melhores antivírus do mercado reúnem as três funções para oferecer ao usuário uma experiência totalmente segura. Os antivírus também impedem que pessoas mal-intencionadas tentem roubar seus dados.

Quais as características dos antivírus

As soluções antivírus protegem mais do que apenas notebooks, computadores de escritório, smartphones e tablets. Eles protegem memórias preciosas, bibliotecas de músicas e fotos e documentos importantes da destruição por malware. Certifique-se de que sua proteção está à altura do desafio de se defender das ameaças mais recentes.

As soluções antivírus modernas são capazes de:

  • Detecção, bloqueio e remoção de vírus, malware e ransomware
  • Prevenir o roubo de identidade e bloquear phishing e fraude
  • Aviso sobre sites e links perigosos antes de você clicar
  • Verificando a Dark Web para descobrir se um endereço de e-mail foi comprometido
  • Manter contas online protegidas com criptografia de senha segura
  • Fornece treinamento simples para ensinar você e sua família como ficar ainda mais seguro online
  • Ajustando seu computador para mantê-lo funcionando sem problemas, como se fosse novo 

Quais as vantagens de usar um antivírus?

Usar um antivírus é a melhor forma de se proteger, principalmente se você está navegando na internet. Essa proteção pode trazer diversas vantagens, e vamos conhecer algumas delas.

  • Segurança para suas transações;
  • Proteção para suas informações pessoais;
  • Privacidade;
  • Economia.

Se você costuma utilizar seu dispositivo eletrônico para realizar transações financeiras e pagamentos online, é muito importante ter um antivírus, esses programas podem te dar o suporte que você precisa para trabalhar sem preocupação.

Leia também: 4 práticas de segurança digital 

O que o software antivírus faz?

Várias empresas diferentes criam software antivírus, mas todas desempenham algumas funções essenciais:

  • Verificar arquivos ou diretórios específicos em busca de malware ou padrões maliciosos conhecidos.
  • Permitem que você programe verificações para serem executadas automaticamente para você.
  • Permite que você inicie a verificação de um arquivo específico ou de todo o computador, ou de uma unidade a qualquer momento.
  • Remover qualquer código malicioso detectado – às vezes você será notificado sobre uma infecção e perguntado se deseja limpar o arquivo; outros programas farão isso automaticamente nos bastidores.
  • Mostrar a ‘saúde’ do seu computador

5 antivírus mais utilizados no mercado?

Agora que você já conhece algumas das vantagens de utilizar um antivírus em seu computador ou celular, vamos conhecer alguns dos principais antivírus do mercado.

McAfee

O McAfee é um dos antivírus mais tradicionais do mercado. Esta ferramenta é conhecida por oferecer aos seus usuários uma experiência de proteção contínua e com o máximo de eficácia.

Este software foi desenvolvido pensando nas possibilidades de interação de uma pessoa através da internet, saiba mais sobre este software antivírus, e ele ainda tem como objetivo garantir eficiência e segurança nas navegações.

A cada ano que passa as ameaças no ambiente virtual se tornam ainda mais especializadas. 

O McAfee tem como característica uma constante atualização para acompanhar as mudanças de estratégia dos hackers. 

Avast

Outro software de grande reputação no mercado de antivírus é o Avast. Este é um dos softwares mais completos.

O Avast é conhecido por oferecer proteção integral para seus usuários, tanto de forma preventiva, como de maneira identificadora e descontaminadora. Este foi um dos primeiros antivírus a oferecer uma versão básica gratuita para os usuários.

Ao longo dos anos o software passou por diversos ajustes até alcançar uma versão estabilizada. Uma das características dessa ferramenta é a sua multifuncionalidade.

O Avast além de atuar como um antivírus eficiente, também atua como uma ferramenta de otimização de desempenho. Ele é capaz de aumentar o desempenho de um computador através de suas ferramentas. 

Norton

O Norton é sem sombra de dúvidas um dos antivírus mais utilizados do mercado. Essa ferramenta conta com diversas soluções para oferecer proteção integral aos usuários.

Uma das características deste software é a versatilidade e o uso dos recursos de proteção mais avançados do mercado.

AVG

Também conhecida pela eficiência e versatilidade, a AVG é uma das ferramentas de proteção digital mais utilizadas no mundo. Esse software antivírus é um produto subsidiário do Avast.

Por ter a mesma origem e suporte, esse programa conta com funcionalidades extremamente úteis para seus usuários. 

KasperSky

Um pouco mais jovem que os programas anteriores, temos o KasperSky que é um dos maiores programas de antivírus da atualidade. 

Diferente de outras plataformas de defesa, esse programa se concentra em fornecer proteção não apenas contra os vírus, mas também contra os hackers.

Por conta da sua versatilidade e eficiência, esse software antivírus é usado para garantir a proteção de diversas redes corporativas. 

Tipos comuns de ameaças cibernéticas

Quanto mais a internet avança, mais riscos ela pode oferecer. Não falamos da internet em si, mas de usuários mal intencionados que a usam como ferramenta para conseguir ilicitamente alguma coisa.

Prova disso é que você com certeza conhece alguém que já sofreu com vírus no celular ou no computador. Se ninguém ao seu redor já passou por isso, provavelmente a vítima foi você. 

Agora, para facilitar sua compreensão sobre o que pode afetar seus aparelhos ou das pessoas que você convive, conheça os tipos mais comuns de ameaças.

O que é malware?

Malware é um termo usado para designar um software malicioso. Ele é mais genérico e se aplica a quase todos os programas que foram desenvolvidos para prejudicar máquinas e servidores. 

Alguns exemplos de Malware são: cavalo de tróia, vírus, spyware. Sua principal característica é causar lentidão ou travamento do computador; apagar ou corromper arquivos.

Esses malwares têm como objetivo enviar Spam, roubar dados pessoais e bancários ou mesmo conseguir se apropriar de sua identidade. Por esse motivo são tão perigosos e precisam ser combatidos. 

O que é spyware?

Spyware, como mencionado no tópico anterior, é um tipo de malware, leia o spyware Pegasuus encontrado em celulares na França. Ele se aloja no sistema operacional de sua máquina sem seu conhecimento e pode realizar modificações na sua experiência de usuário. 

Algumas das coisas que ele pode fazer, por exemplo, é espionar todas as atividades que você realiza na internet, gerar anúncios e fazer com que apareçam alguns resultados de pesquisa perigosos. 

O que é phishing?

Talvez este seja o mais fácil de detectar, mas também o que mais faz vítimas. No Phishing são usados e-mails que induzem o recebedor a fornecer informações pessoais ou dados bancários se passando por uma entidade renomada. Leia Empresa não pode ser responsabilizada por ”Phishing” praticado em seu nome.

Portanto, sempre que você receber um e-mail do seu banco informando que precisa confirmar alguns dados, desconfie. Opte sempre por ir a uma agência ou você mesmo entrar em contato através do número que é informado na parte de trás do seu cartão. 

Qual é a importância do antivírus?

Os antivírus são ferramentas muito importantes para garantir a segurança dos usuários dentro do ambiente virtual. Principalmente se você acessa a internet regularmente e baixa conteúdo da rede.

Sem um antivírus você pode arriscar informações importantes não apenas do seu dispositivo, mas também de outras pessoas que acessam a mesma rede que você.

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é um antivírus e como essas ferramentas funcionam.