Principal evento de cinema do Ceará está com inscrições abertas

Estão abertas, desde segunda-feira (3), as inscrições para a 33ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

O evento já havia divulgado, há duas semanas, os primeiros detalhes sobre a edição deste ano, incluindo a data de realização: 25 de novembro e 1º de dezembro.

O festival também anunciou que as exibições ocorrerão no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, assim como revelou a identidade visual desta edição, desenvolvida pelo artista, designer e ilustrador Mário Sanders, em uma homenagem à força e representatividade da mulher brasileira.

Seleção e categorias

O objetivo do Cine Ceará é proporcionar ao público cearense uma seleção representativa da produção cinematográfica ibero-americana, promovendo o intercâmbio entre os cineastas brasileiros e de países ibero-americanos, além de divulgar novos talentos no campo audiovisual.

A equipe responsável pela seleção dos filmes que farão parte da edição do festival tem como foco principal obras inéditas e estabeleceu a meta mínima de 30% de participação de filmes dirigidos por mulheres.

Além disso, todas as obras inscritas devem possuir legenda descritiva em português para pessoas surdas e com deficiência auditiva, conforme exigência do Ministério da Cultura.

Os cineastas podem inscrever suas obras de forma gratuita nas três mostras competitivas do evento:

  • Ibero-americana de Longas: voltada para produtores ou diretores da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, com filmes de animação, ficção, documentário ou híbridos. Os longas-metragens inscritos devem ter sido finalizados a partir de 2022, com duração mínima de 60 minutos;
  • Brasileira de Curtas: destinada a trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou residentes no Brasil há mais de três anos. Podem ser inscritos curtas-metragens inéditos de ficção, documentário, animação ou híbridos, com duração de até 25 minutos, concluídos a partir de 2022;
  • Olhar do Ceará: aberta a realizadores cearenses, residentes ou não no estado do Ceará, e que residam no local há mais de três anos. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem (com duração máxima de 25 minutos) e longa-metragem (com duração mínima de 60 minutos), finalizados a partir de 2022, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbridos.

Inscrições

As inscrições foram abertas na última segunda-feira (3) e vão até o dia 18 de agosto. O processo é gratuito para todos os candidatos e deve ser feito através do site oficial do evento.

Imagem: Reprodução/Instagram @cineceara